gototopgototop
Presente Diário
ATENÇÃO - O titulo Pão Diário usado pela Transmundial para o devocionário passa a denominar-se "Presente Diário", com a mesma performance e autores do antigo "Pão Diário", inclusive continuando a sua numeração antiga.
Apartir de 2013 qualquer livro de devocionais com o titulo "Pão Diário" não é de  autoria da Radio Transmundial.



Créditos

Este texto foi gentilmente cedido pela Rádio Trans Mundial para a 1ª Igreja Batista de Marechal Cândido Rondon - PR. O então denominado Presente Diário é uma publicação da Rádio Trans Mundial que assegura sua exclusividade de acordo com a Lei de Direitos Autorais e se reserva o direito de proibir a utilização para fins de reprodução, comercialização, divulgação em igrejas, locais públicos ou até arquivos pessoais.
A Rádio Trans Mundial é uma missão brasileira com sustento 100 % brasileiro cujo objetivo é expandir o Reino de Deus e vive exclusivamente de ofertas e doações.







31 de Dezembro / 2013

Para ganhar tempop.diario.2012

Leitura Bíblica: Josué 10.1-15


Quem me ouvir viverá em segurança e estará tranquilo, sem temer nenhum mal (Pv 1.33).

Quando o ano termina ouvimos: “Como passou rápido!” Vemos as crianças correndo pela casa e lembramos que há pouco eram bebês. A cada dia parece que mais rápido se esgota o tempo – ainda que as invenções tecnológicas prometam economizalo.A cada geração aumenta a responsabilidade de produzirmos e mantermos o curso da história, e parece que os nossos antepassados produziam mais do que conseguiriam em nosso tempo.
Acredito que não foi diferente com Josué quando este teve de assumir o posto de Moisés. Todos sabiam que não haveria homem como Moisés, que falou face a face com o Senhor e tantos prodígios realizou em nome do Deus de Israel (Dt 34.10-11). Mas Moisés estava morto e era preciso conduzir aquele povo tão desobediente e ingrato para a Terra Prometida.
Josué deu conta do recado: liderou o povo com vitórias e milagres, e ao sol e à lua ordenou que parassem até que o exército celebrasse a vitória sobre os inimigos de Israel. Qual o segredo de Josué para até mesmo ganhar tempo em suas batalhas? O texto de Js 1.1-9 revela: antes de agir por conta própria, ele tratava de ouvir o Senhor. Medo, ansiedade, preocupação e temor não fariam de Josué um conquistador de territórios, e qualquer outra tentativa de controlar e ganhar tempo sem ajuda daquele que criou o sol e a lua seria loucura.
Por isso, antes de falar ao sol e à lua, ele ouviu quem os criou. Antes de querer ganhar tempo em suas batalhas, Josué ganhava tempo ouvindo o Senhor que fez o dia e a noite. Parar e ouvir o Senhor no mundo veloz em que vivemos pode parecer loucura, mas é essencial para o nosso sucesso em qualquer coisa que façamos. – LM

Para ganhar tempo e preciso dar ouvidos ao Senhor.

Créditos: Radio Transmundial
www.transmundial.com
* A mensagem acima pertence ao livro referente ao ano de 2012.
 
 

30 de Dezembro / 2013

Tempos de crisep.diario.2012

Leitura Bíblica: Salmo 131.1-3


Acalmei e tranquilizei a minha alma. Sou como uma criança recémamamentada por sua mãe; a minha alma é como essa criança (Sl 131.2).

Talvez a palavra que melhor descreva os nossos dias seja “crise” – mas Davi nos oferece aqui uma maneira eficaz de enfrentar situações difíceis. A primeira lição deste pequenino salmo é nada de orgulho (v 1). As palavras soberbo, altivo ou arrogante têm o mesmo sentido: orgulhoso. O salmista diz que não anda à procura de grandes coisas. Vivemos o século das coisas grandes: conquistas, recordes, bombas inteligentes; nossa tecnologia é de ponta, de última geração. Mas o que é grande aos olhos do mundo pode ser desprezível aos olhos de Deus. A maior coisa que o homem pode e deve buscar é Deus – Jesus, seu Filho, é o grande tesouro. Neste mundo em que as pessoas estão mais à procura de fama, posição, poder e posses, precisamos pedir a Deus que nos conceda um coração humilde, que nos leve a buscar aquilo que de fato tem valor permanente. O autor do livro de Hebreus diz: “Contentemse com o que vocês têm” (13.5) e Paulo conclui: “Tendo o que comer e com que vestirnos, estejamos com isso satisfeitos” (1Tm 6.8).
A segunda lição deste salmo é nada de ansiedade (v 2). O salmista diz que fez a sua alma se aquietar, se acalmar e serenar. E conseguiu ficar sossegado como a criança nos braços de sua mãe. Somos uma sociedade inquieta, nervosa, neurótica e ansiosa, mas Jesus nos traz paz, bonança e esperança.
A terceira e última lição é nada de desespero (v 3). A esperança em Deus é a nota mais alta com que o salmista encerra este salmo. A esperança é o alento do cristão. Vivemos num mundo desesperado; mas nós, filhos do Rei dos reis, podemos colocar em Deus a nossa esperança. Nestes momentos difíceis somos convidados a nos desfazer de orgulho, ansiedade e desespero, confiando de forma absoluta em Deus, nossa âncora segura. – EOL

O melhor tratamento para a nossa vida e submetela a Deus.

Créditos: Radio Transmundial
www.transmundial.com
* A mensagem acima pertence ao livro referente ao ano de 2012.
 
 

29 de Dezembro / 2013

Coração enganosop.diario.2012

Leitura Bíblica: Jeremias 17.5-10


Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento (Pv 3.5).

Existe uma grande diferença entre confiar em Deus de todo o coração, como lemos no versículo em destaque, e confiar em nosso próprio coração (ou seja, nossa mente). Na primeira situação, Deus está sendo ouvido. Na segunda, estamos ouvindo a nós mesmos. Talvez você se pergunte: “Há problema nisso? Não é a mente que nos mostra as escolhas que podemos fazer? Não vem dela o conhecimento do que é certo ou errado?” A questão é que somos falhos e podemos nos enganar. Quem nunca disse que iria amar alguém para sempre e mudou de ideia? Quem nunca errou pensando que estivesse com a razão? A Bíblia afirma que o coração é enganoso, como lemos no texto de hoje, pois Deus sabe que as nossas emoções oscilam e o nosso pensamento muitas vezes é confuso. Se você confia em seu próprio coração, achando que nele se encontram as respostas necessárias para tomar suas decisões, cuidado – você pode estar sendo enganado neste exato momento!
Pior que ouvir o nosso coração é não dar ouvidos ao que Deus quer nos dizer. Quando você confia no Senhor, conta com sua poderosa sabedoria e com seu amor que não mudará. Mas se você só ouve o que diz seu coração, está se apoiando em seu conhecimento limitado e em sentimentos e emoções que podem mudar da noite para o dia. Por isso, tomar decisões baseandose unicamente no que pensamos ou sentimos ser o certo pode trazer consequências não muito agradáveis ou mesmo desastrosas.
Quem não tem Deus em sua vida pensa que toma suas próprias decisões, mas é controlado por seu coração, que acaba fazendo escolhas erradas. Por isso, não existe nada melhor do que confiar inteiramente em Deus e entregar tudo a ele – principalmente o coração, pois Deus é o único que o conhece e sabe do que você necessita. – DS

O coração engana; e melhor confiar no Deus que nunca falha.

Créditos: Radio Transmundial
www.transmundial.com
* A mensagem acima pertence ao livro referente ao ano de 2012.
 
 

28 de Dezembro / 2013

Fortalezap.diario.2012

Leitura Bíblica: Romanos 8.31-37


Como você é feliz, Israel! Quem é como você, povo salvo pelo Senhor? Ele é o seu abrigo, o seu ajudador e a sua espada gloriosa (Dt 33.29a).

Um jovem foi para a rodoviária depois de roubar uma casa. Estava sentado quando viu um carro de polícia passando. Com a consciência pesada, saiu correndo desesperado. Logo que avistou um muro, pensando em se esconder, pulou sem saber que ali era uma delegacia de polícia. Do outro lado havia um policial armado que o prendeu. Essa sucessão de trapalhadas nos faz lembrar como às vezes, tentando corrigir algumas coisas, podemos estragalas mais ainda se não tomarmos a atitude correta, se não soubermos para onde correr na hora das dificuldades. Onde você se esconde quando os problemas e as preocupações o perseguem e ameaçam destruir sua vida? O que você faz quando, pressionado pelo desânimo e desespero, não encontra uma alternativa segura para seguir? Lembrese nesta hora que Deus é a fortaleza da sua vida.
Faça as seguintes perguntas que o apóstolo Paulo formulou: Se Deus é por mim, que será contra? Repare que a pergunta não é apenas quem será contra você, mas se Deus é por você, quem seria contra. Isso muda tudo. Pode o mundo estar contra nós, se Deus é por nós tudo estará bem. Pergunte ainda: Aquele que não poupou seu Filho, não me dará juntamente com ele todas as coisas? Veja, se Paulo tivesse perguntado apenas se Deus não nos dará todas as coisas seria mais difícil responder. Mas ele disse: “Aquele que deu seu Filho...” Aquele que nos deu o máximo não suprirá nossas outras necessidades menores? Pergunte também: “Quem me acusará, me condenará, se Deus é quem me justifica e Cristo intercede por mim?” Com estas perguntas você vai chegar à conclusão de Paulo: “Nada poderá me separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus!”
Portanto, precisamos lembrar que sempre temos em Deus abrigo e proteção. Temos para onde correr e devemos sempre correr para a presença de Deus. – HSG

O grande amor de Deus e maior que nossas preocupações.

Créditos: Radio Transmundial
www.transmundial.com
* A mensagem acima pertence ao livro referente ao ano de 2012.
 
 

Página 1 de 241